sexta-feira, 16 de maio de 2014

PEI das Cerâmicas, Passo a Passo!

Amigos, na hora de escolher qual a cerâmica você irá aplicar no piso, não deixe de determinar qual será o PEI da cerâmica.
O PEI é a resistência à abrasão, ou seja, ao desgaste da superfície esmaltada causada pelo tráfego de pessoas, contato com sujeiras abrasivas e movimentação de objetos. É o PEI que orienta onde o produto pode ser utilizado.
Quanto maior o PEI, maior a resistência ao desgaste do esmalte da cerâmica. Em produtos não esmaltados, como o Porcelanato Técnico, não é feito ensaio de PEI, portanto, não tem essa classificação. Para estes, é feito ensaio de abrasão profunda na superfície das placas cerâmicas.
O PEI é uma característica muito importante na hora de especificar uma cerâmica. Ele determina a durabilidade de um produto em condições normais de uso.
Por isto é importante seguir as seguintes recomendações de uso de acordo com o quadro:
Não deixe de levar em consideração a tabela de PEI na hora de escolher os revestimentos cerâmicos. A escolha inadequada do PEI pode condenar um produto de alta qualidade.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Tipos de Portas, Passo a Passo!

Amigos, as portas também possuem várias maneiras de aberturas para atender diferentes ambientes. Por isso, a escolha da porta certa é fundamental.

As portas tem a função de fazer a conexão entre os ambientes da casa e entre a casa e a rua, trazendo privacidade. As portas de entrada de uma casa podem anunciam o estilo da sua casa e vão causar a primeira impressão nos amigos que vão visitar a sua casa. Vale a pena escolher com bastante cuidado e critério a porta de entrada. Elas também devem ser feitas de material que garanta a segurança. No Brasil temos muitos assaltos a residências, não podemos deixar o quesito segurança de lado.
Veja no banner abaixo alguns tipos de portas:

Os materiais das portas podem ser a madeira, alumínio, aço, PVC, o vidro ou uma mistura desses materiais. As portas internas de uma casa são conhecidas como portas prancheta, que podem ser semi-ocas ou colméia.
Dimensões das portas
60cm x 210cm – portas de banheiros, despensas e cômodos de curta permanência;
70cm x 210cm – portas de quartos, suítes e outros cômodos internos;
80cm x 210cm – portas de entrada de casas e apartamentos, portas de cozinha e área de serviço (para entrar e sair com eletrodomésticos, como geladeiras, freezers, fogões, máquinas de lavar, etc);
90cm x 210cm – portões de entrada de pessoas e, as vezes, porta de entrada da casa, quando se quer uma porta mais imponente.
Macete 01: Para o acesso de cadeirantes (cadeira de rodas) a porta mínima é de 80cm x 210cm.
Macete 02: Também há no mercado uma variante de dimensões de portas com 62cm, 72cm, 82cm e 92cm de largura. A altura padrão das portas é sempre 210cm.

Como Executar Contra-piso, Passo a Passo!

Amigos, fazer um piso ou laje com nível zero-zero pronta para assentar as cerâmicas é muito difícil devido a falta de empresas qualificadas e o custo.Por isso, é ainda muito comum, principalmente em obras menores a execução do contra-piso.

O contra-piso é a execução de um piso regularizador de superfície de espessura entre 3cm e 4cm, para, em seguida, iniciar o assentamento da cerâmica.
Pré-aplicação:
1. Os pontos de nível do piso (taliscas) já devem ter sido executados anteriormente com o auxílio de um nível a laser ou mangueira de nível;
2. Lavar bem a superfície, de preferência com lavadora de alta pressão;
3. Macete 01: Aplicar uma nata de cimento .
Prepar o traço de argamassa: a argamassa para contra-piso é mais seca, tipo polvilhada, com traço 1:3. (cimento, areia). A areia ideal é a média que deve ser peneirada para tirar os excessos de pedra.
 
Mestrar o contra-piso: aplique os primeiros traços de argamassa ao longo das mestras para ir mestrando o piso. Não deixe de compactar a argamassa com um soquete de madeira.
 
Aplicar e compactar a argamassa: vá aplicando a argamassa e espalhando-a entre as mestras. Em seguida compacte com um soquete de madeira para adensar. É necessário fazer essa compactação porque o traço da argamassa é bem seco.
 
Desempenar a argamassa: Com a régua de alumínio vá desempenando acompanhando as mestras formando os panos prontos de contra-piso.
  
Resultado Final do contra-piso: Uma superfície plana com rugosidade suficiente para receber a argamassa e assentar as cerâmicas.
Com o contra-piso executado agora é esperar a cura de 07 dias para entrar com o assentamento das cerâmicas.
Macete 02: Não deixe de molhar um vez por dia o contra-piso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície.
Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contra-piso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sugeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.

Telhas Cerâmicas: Tipos e Características, Passo a Passo!


Amigos, as telhas cerâmicas foram uma das primeiras formas de cobertura no nosso país e, até hoje, são muito utilizadas. São famosas e conhecidas popularmente como telhas coloniais. Elas não tem um custo muito barato por ter um engradamento de madeira de lei.
A madeira utilizada para o engradamento dos telhados cerâmicos é a Massaranduba ou Paraju, isso na região sudeste do Brasil. Os telhados cerâmicos proporcionam conforto térmico e beleza a edificação.
Macete 01: Quanto mais inclinado for o telhado, maior a quantidade de madeira será gasta no engradamento (estrutura) do telhado!
As características das telhas que vamos abordar abaixo são aproximadas, porque a telha de cada fabricante possui algumas características e recomendações de aplicação próprias, por isso, verifique e siga sempre as instruções do fabricante.
Vejamos quais são os tipos de telhas cerâmicas:
Telha Americana: necessitam inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 43cm, consumo médio de 16 un/m2, peso de 36 kg/m2. Geralmente são encontradas nas cores vermelha, branca e mesclada (vermelha e branca). Capa e bica são separadas.
 
Telha Colonial: necessitam de inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 48cm, consumo médio de 24 un/m2, peso de 57,6 kg/m2 . A capa e bica são separadas. São encontradas nas cores vermelha, branca e mesclada (vermelha e branca).
 
Telha Italiana: necessitam de inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 41cm, consumo médio de 14 un/m2, peso de 38,50 kg/m2. É uma única folha de capa e bica.
 
Telha Romana: necessitam de inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 40cm, consumo médio de 16 un/m2, peso de 38,40kg/m2. É uma única folha de capa e bica.
 
Telha Portuguesa: necessitam inclinação mínima de 30%, tamanho aproximado de 41cm, consumo médio de 17 un/m2, peso de 40,8 kg/m2. É uma única folha de capa e bica.
 
Telha Francesa: São telhas praticamente planas, sem a formatação capa e bica, por isso exigem inclinação maior (por volta de 36%), tem tamanho aproximado de 41cm, consumo médio de 16un/m2, peso de 43,2kg/m2.
 
Faça um estudo para escolher qual o tipo ideal de telha cerâmica para colocar no telhado da sua edificação. Leve sempre em consideração custo, mão-de-obra, beleza e valorização da arquitetura.
Macete 02: Faça a comparação de preços dos tipos de telha pelo consumo por metro quadrado (un/m2) e não por milheiro!